Sobre perdas e ganhos
25/01/2014 14:02
Você sabia que a perseverança não é a única forma de vencer um desafio?
Pois é! É preciso também saber escolher quais obstáculos realmente merecem ser enfrentados e, às vezes, desistir é uma saída sábia, ou ao menos sensata.
Na vida, nem sempre teremos respostas imediatas, porém, quando tivermos dúvidas, basta nos basear na certeza de que devemos ir até onde o resultado só dependa de nós. Quando chegarmos a um ponto em que outras pessoas estejam envolvidas e a resposta dependa mais delas do que de nós mesmos, significa que a partir dali não poderemos fazer mais nada.
Lembre-se sempre de que uma moeda não tem somente um lado, assim como nenhuma circunstância da vida nos possibilita somente a perda. Perder muitas vezes pode representar, para algumas pessoas, que são fracassadas e isso as desmotiva rapidamente. Por outro lado, algumas pessoas tiram das perdas, no mínimo, um aprendizado. Isso é ótimo, pois nos dá a chance de irmos adiante depois de um obstáculo no caminho.
Assim é a vida, essa imensidão de incertezas que tentamos sempre colocar em ordem rígida, agendando compromissos com horários apertados, marcando no calendário coisas para daqui "tantos meses"... A vida é uma maravilha que deve ser experimentada por nós, com o coração e mente abertos, para assim podermos aprender algo novo diariamente, mesmo com os erros e perdas. No entanto, algumas pessoas parecem nunca estar dispostas a aprender coisa alguma. Agora, preste muita atenção: por mais que seja difícil de ler e de aceitar, não invista todo seu tempo e energia em quem não quer aprender e só se limitam a reclamar... Invista seus esforços àqueles que estão abertos ao aprendizado, ao novo.
Não tente mudar outro, isso só vai desgastar-te e também a relação entre vocês. Ao contrário, aprenda a gostar e respeitar a diferença que existe entre vocês e foque no que têm em comum, nas qualidades um do outro e não nas diferenças. A condição humana prima pela imperfeição, não existe ninguém perfeito, a não ser em conto de fadas!!
Por isso, desista das coisas que não são importantes e se concentre nas coisas que realmente valem a pena.