SÍNDROME DE ASPERGER

24/03/2013 14:42

 A Síndrome de Asperger é um tipo de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID). Crianças com Síndrome de Asperger geralmente apresentam melhor desempenho do que as crianças com autismo. Além disso, as crianças com Asperger geralmente têm inteligência normal ou quase normal de desenvolvimento da linguagem, podendo desenvolver problemas de comunicação à medida que envelhecem. Sugere-se que a Síndrome de Asperger afeta de 2 a 6 em cada 1.000 crianças. É mais comum em homens do que em mulheres e geralmente é diagnosticada em crianças entre as idades de 2 e 6 anos.

  Sintomas da Síndrome de Asperger podem variar de leve a grave.

Os sintomas mais comuns incluem:

• Problemas com habilidades sociais: crianças com Síndrome de Asperger geralmente têm dificuldade de interagir com os outros e muitas vezes são difíceis em situações sociais. Eles apresentam dificuldade em fazer amigos, bem como de iniciar e manter a conversação.
• Comportamentos excêntricos ou repetitivos: crianças com essa condição podem desenvolver movimentos repetitivos e estranhos, como torcer mãos ou torção do dedo.
• Preocupações incomuns ou rituais: podem desenvolver rituais que elas se recusam a alterar, como se vestir em uma ordem específica.
• Dificuldades de comunicação: as pessoas com Asperger dificilmente fazem contato com os olhos quando falam com alguém. Eles podem ter problemas ao usar expressões faciais e gestos, linguagem corporal e compreensão. Eles também tendem a ter problemas de compreensão da linguagem no contexto.
• Limitada gama de interesses: crianças com síndrome de Asperger podem desenvolver intensa - quase obsessivo interesse - em algumas áreas, tais como esportes, horários, clima ou mapas.
• Problemas de coordenação: os movimentos de crianças com Síndrome de Asperger pode parecer desajeitado ou constrangedor.
• Qualificado ou talentoso: muitas crianças com a síndrome são excepcionalmente talentosas ou qualificadas em uma determinada área, como música ou matemática.

 

Ø  Mais sintomas:

Dificuldade em ler as mensagens sociais e emocionais dos olhares: portadores de Síndrome de Asperger geralmente não olham nos olhos e quando olham, não os conseguem “ler”.

Interpretar literalmente: indivíduos com Síndrome de Asperger têm dificuldade em interpretar coloquialismos, ironia, gírias, sarcasmo e metáforas.

Ser considerado rude e ofensivo: propensos a um comportamento egocêntrico, os Aspergers não captam indiretas e sinais de alertas de que seu comportamento é inadequado à situação social.

Honestidade: portadores de Asperger são geralmente considerados “honestos demais” e têm dificuldade em enganar ou mentir, mesmo às custas de magoar alguém.

Percepção de erros sociais: à medida que os Aspergers amadurecem e se tornam cientes de sua “cegueira emocional”, começam a temer cometer novos erros no comportamento social e a autocrítica em relação a isso pode crescer a ponto de se tornar uma fobia.

Paranóia: por causa da “cegueira emocional”, pessoas com Asperger têm problemas para distinguir a diferença entre as atitudes deliberadas ou casuais dos outros, o que por sua vez pode gerar uma paranóia.

Lidar com conflitos: ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar a inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos. Uma vez que o conflito se resolva, o remorso pode não ser evidente.

Consciência de magoar os outros: uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou insensíveis não-intencionais.

Consolar os outros: como carecem de intuição sobre os sentimentos alheios, pessoas com Síndrome de Asperger têm pouca noção sobre como consolar alguém.

Reconhecer sinais de enfado: a incapacidade de entender os interesses alheios pode levar Aspergers a serem bastante desatentos e geralmente não percebem quando o seu interlocutor está entediado ou desinteressado.

Introspecção e autoconsciência: os indivíduos com Síndrome de Asperger têm dificuldade de entender os seus próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos alheios.

Vestuário e higiene pessoal: pessoas com Síndrome de Asperger tendem a ser menos afetadas pela pressão dos semelhantes do que outras. Como resultado, geralmente fazem tudo da maneira que acham mais confortável, sem se importar com a opinião alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma como se vestem e aos cuidados com a própria aparência.

Amor e rancor: como os Aspergers reagem mais pragmaticamente do que emocionalmente, as suas expressões de afeto e rancor são em geral curtas e fracas.

Compreensão de embaraço e passo em falso: apesar do fato de pessoas com a síndrome  terem compreensão intelectual de constrangimento e gafes, são incapazes de aplicar estes conceitos no nível emocional.

Lidar com críticas: pessoas com Síndrome de Asperger sentem-se forçosamente compelidas a corrigir erros, mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de autoridade, como um professor ou um chefe. Por isto, podem parecer imprudentemente ofensivos.

Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais: como respondem às interações sociais com a razão e não com a intuição, os portadores de Síndrome de Asperger tendem a processar informações de relacionamento muito mais lentamente do que o normal, levando a pausas ou demoras desproporcionais e incômodas.

Exaustão: quando um indivíduo com Síndrome de Asperger começa a entender o processo de abstração, precisa treinar um esforço deliberado e repetitivo para processar informações de outra maneira. Isto muito frequentemente leva à exaustão mental.

 

 

Ø   Causas:

• A causa exata da Síndrome de Asperger não é conhecida. No entanto, o fato de que ela tende a ocorrer em famílias sugere que uma tendência a desenvolver a doença pode ser hereditária.

 

Ø   Tratamento:


            O tratamento pode melhorar o funcionamento e reduzir comportamentos indesejados e pode incluir uma combinação do seguinte:

• Educação Especial adequada: instituição que esteja estruturada para atender as necessidades especiais do educando;
• Estimulo comportamental: atividades e estratégias desenvolvidas que estimulem e apóiem o comportamento desejado;
• Terapia da fala, física ou ocupacional: estas terapias são projetadas para aumentar habilidades funcionais da criança;
• Medicação: não existem medicamentos para tratar a Síndrome de Asperger em si, mas os medicamentos podem ser utilizados para o tratamento de sintomas específicos associados, tais como ansiedade, depressão, hiperatividade e comportamento obsessivo-compulsivo.


Fonte:
https://www.webmd.com/

Observação:

O diagnostico deve ser realizado por profissional capacitado. Texto apenas informativo.

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Priscila Didone - Psicóloga e Analista do Comportamento
Clínica Renova
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