RESGATANDO A AUTO-ESTIMA – Entrevista à Rádio Excelsior FM - Araçatuba
27/01/2012 19:21
RESGATANDO A AUTO-ESTIMA – Entrevista à Rádio Excelsior FM - Araçatuba
Introdução
Ser pessoa é relacionar-se consigo mesma, com os outros e com o universo. Uma pessoa que está de bem consigo mesma é capaz de se amar, se aceitar, aceitar sua história e sua realidade pessoal com qualidades e defeitos. Por isso, anteninhas ligadas para saber se você aí de casa está se dando o devido valor!
Perguntas:
1 – O que é a Auto-Estima?
É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si. Pessoas que se aceitam são felizes, vão ao encontro dos outros com facilidade. Estão sempre prontas a receber e dar amor. São autênticas e sinceras. Vivem o presente, libertam-se do passado e não antecipam o futuro. São capazes de reconhecer e atender suas necessidades físicas, emocionais, mentais e espirituais. São confiantes, determinadas e seguras. A pessoa com boa auto-estima expressa bem suas emoções e não se faz de vítima. Também sabe dizer “sim” e “não” na hora certa. Resumindo: o conceito que temos de nós mesmos, o quanto gostamos de quem somos e do que nos tornamos, chama-se auto-estima.
2 – Como se alcança a Auto-Estima?
O melhor caminho para o autoconhecimento é o DIÁLOGO NTERNO, ou seja, ouvir a voz que está dentro de você. Assim, você estará sendo honesto consigo mesmo e viverá de maneira mais autêntica, usufruindo de uma boa auto-estima.
3 – Há também a Baixa Auto-Estima, o que é exatamente este sentimento?
Baixa Auto-Estima é uma característica das pessoas que se sentem inadequadas para enfrentar os desafios da vida, que não acreditam nos seus potenciais e em sua capacidade de dar resposta às questões da vida. Essas pessoas têm uma estrutura emocional pouco sólida, o que dá origem ao pessimismo e a negatividade. A falta de Auto-Estima resulta da ausência do Auto-Conhecimento, por isso é muito importante escutar a voz dentro de você. Uma pessoa de Baixa auto-estima valoriza os seus defeitos e desvaloriza as suas qualidades, também não aceita bem os elogios.
4 – O que pode causar a Baixa Auto-Estima?
Uma pessoa com baixa auto-estima pode ter sofrido algum tipo de abandono ou rejeição, que deixam seqüelas como carência, necessidade de aprovação, de reconhecimento e muita dependência.
5 – Quais são as características das pessoas com Baixa Auto-Estima?
- A pessoa não tem credibilidade em si mesma.
- Assume culpas por tudo o que lhe acontece, achando-se vítima do mundo.
- Não tem objetivos de realização emocional, pessoal e profissional e por isso apresenta baixo rendimento, não acredita que tem capacidade para conquistar uma boa vida e não age para evoluir.
- Não tem iniciativa para nada, sempre com a desculpa da falta de tempo.
- Tem medo de não ser aprovada social e profissionalmente, não tem consciência do seu valor.
- Se vê através dos olhos dos outros, quando lhe dizem “você é uma boa pessoa” fica feliz, mas se dizem “você é um incompetente”, sente-se miserável. O fato de não ter a consciência do seu próprio valor a faz acreditar naquilo que os outros dizem sobre ela.
- Nos relacionamentos, é muito comum a submissão ou então a manipulação, que é uma forma de manifestação da baixa auto-estima.
- Insegurança
- Sentimento de Inferioridade
- Perfeccionismo
- Dúvidas constantes
- Incerteza do que se é
- Sentimento vago de não ser capaz de realizar nada
- Não se permitir errar
- Necessidade de agradar, de aprovação e de reconhecimento
- Ciúme excessivo
- Dificuldade de receber elogios
6 – O que contribui para a diminuição Auto-Estima?
- Críticas de terceiros e autocríticas
- Culpa
- Abandono
- Rejeição
- Carência
- Frustração
- Vergonha
- Inveja
- Timidez
- Insegurança
- Medo excessivo
- Humilhação
- Raiva
- E principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional).
7 – O que é preciso para elevar a Auto-Estima?
* Autoconhecimento
* Manter-se satisfeito com a forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
* Identificar suas qualidades, não somente os defeitos
* Tratar-se com amor e carinho
* Ouvir a intuição, sua voz interior (o que aumenta a autoconfiança)
* Acreditar que merece ser amado e que é especial
* Fazer todo dia algo que o deixe feliz. Por exemplo: dançar, ler, ouvir música, caminhar, praticar algum esporte, se inscrever em algum curso, ou seja, investir em você!
8 – Quais são os benefícios de uma BOA Auto-Estima?
* A pessoa se sente mais à vontade em oferecer e receber elogios e expressões seus sentimentos
* Ansiedade e insegurança diminuem
* A pessoa vai estar em harmonia
* Diminuição da necessidade de aprovação (vai se importar menos com que os outros dizem)
* Autoconfiança e amor próprio aumentam
* Satisfação pessoal
* Maior desempenho profissional
* Relações saudáveis
* Paz interior
9 – DICAS: O que fazer para superar a Baixa Auto-Estima?
A Baixa auto-estima alimenta-se de pensamentos negativos e crenças de falta de valor próprio, é essêncial ter muito cuidado com as palavras negativas que usamos sobre nós e evitar entrar em auto-crítica.
- Cada pessoa tem seu próprio potencial. Esforce-se para melhorar sempre que puder, mas não se compare a terceiros.
- Aprenda a lidar com os erros. Todos falhamos antes de sermos bem sucedidos, a tentativa é a fórmula secreta de todos os grandes sucessos. Um erro não é um fracasso, mas sim uma maravilhosa forma de aprendizagem. Quando algo parece estar errado e parece não funcionar é importante sabermos redireccionar o nosso caminho. A experiência é sempre um reforço à sabedoria e à nossa estrutura pessoal, social ou profissional. Os desafios nos tornam mais fortes.
- Evidencie os seus sucessos, relembre-os sempre que possivel, a baixa-auto estima resulta do fato de só alimentarmos fracassos. Faça uma lista de tudo o que já conseguiu fazer e tanto se orgulha. E nunca se esqueça que tudo na vida que sempre se esforçou e acreditou, você conseguiu!
- Trace objectivos e esforce-se para conquistá-los, seja responsavel na sua concretização. Nada mudará amanhã se nada fizermos hoje.
- O verdadeiro processo de libertação da baixa auto estima está na Auto-Valorização. Aprenda a ver-se com os seus próprios olhos e não com os olhos dos outros, não é o fato de alguém pensar algo negativo sobre você que isso vai te transformar nessa coisa negativa.
- Para estarmos em paz connosco e com a vida é necessário iniciar um processo de limpeza emocional e resolver tudo o que está pendente. Elimine da sua vida situações inacabadas, liberte-se do passado, viva o momento presente.
- Fuja do que te joga pra baixo. Controlar o externo é praticamente impossível. Algumas situações sempre fugirão do nosso controle, isso é um fato. Afinal, estar vivo é estar lançado em um mundo com infinitas possibilidades. Portanto, o interno precisa ser mantido firme e forte. Só assim, a auto-estima não fica vulnerável às pedras do caminho.
- Três itens que devem ser eliminados do dia-a-dia para não abalar a auto-estima: Auto-depreciação, “síndrome de vítima” e a “lista da infelicidade”. Nós temos esse terrível costume e isso só nos derruba.
E LEMBRE-SE SEMPRE: Dificuldades existem, mas soluções também.
Elaborado por: Priscila Didone – Psicóloga Clínica e Membro da APAN.
Com base em leituras de livros e artigos na área da Psicologia em geral.