O que você precisa saber sobre Dislexia
29/02/2012 23:10
Dislexia - Definição, Sinais e Avaliação |
|||
|
|||
Sinais de Alerta
Como a dislexia é genética e hereditária, se a criança possuir pais ou outros parentes disléxicos, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, a escola e a própria criança. A criança poderá passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar especializada (vide adiante), mas se não houver passado pelo processo de alfabetização o diagnóstico será apenas de uma "criança de risco".
- dificuldades com a linguagem e escrita;
Haverá às vezes:
- dificuldades com a linguagem falada;
|
DIAGNÓSTICO |
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam a dislexia. E não pára por aí, os mesmos sintomas podem indicar outras situações, como lesões, síndromes e etc.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve se procurar ajuda especializada. Uma equipe multidisciplinar, formada por Psicólogos, Fonoaudiólogos e Psicopedagogos deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR e de EXCLUSÃO. Outros fatores deverão ser descartados, como déficit intelectual, disfunções ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas), desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes são conseqüências, não causa da dislexia). Neste processo ainda é muito importante: tomar o parecer da escola, dos pais e levantar o histórico familiar e de evolução do paciente. Essa avaliação não só identifica as causas das dificuldades apresentadas, assim como permite um encaminhamento adequado a cada caso, por meio de um relatório por escrito. Sendo diagnosticada a dislexia, o encaminhamento orienta o acompanhamento consoante às particularidades de cada caso, o que permite que este seja mais eficaz e proveitoso, pois o profissional que assumir o caso não precisará de um tempo para identificação do problema, bem como terá ainda acesso a pareceres importantes. Conhecendo as causas das dificuldades, o potencial e as individualidades do indivíduo, o profissional pode utilizar a linha que achar mais conveniente.
Os resultados irão aparecer de forma consistente e progressiva. Ao contrário do que muitos pensam, o disléxico sempre contorna suas dificuldades, encontrando seu caminho. Ele responde bem a situações que possam ser associadas a vivências concretas e aos múltiplos sentidos. O disléxico também tem sua própria lógica, sendo muito importante o bom entrosamento entre profissional e paciente. Também é de extrema importância haver uma boa troca de informações, experiências e até sintonia dos procedimentos executados, entre profissional, escola e família. |
Este teste informal para diagnosticar dislexia é um auxílio para pais e educadores, no sentido que permite uma primeira abordagem à problemática de aprendizagem.
Se respondeu sim à maioria destas questões, deverá realizar uma bateria de testes, junto de profissionais especializados, para diagnosticar especificamente as características do seu filho e intervir de forma adequada.
SINTOMATOLOGIA ESSENCIAL:
- Tem oito anos ou mais.
- Tem atraso na leitura de dois ou mais anos com relação às crianças da mesma idade.
- A sua velocidade na leitura é inferior a 50/60 palavras por minuto.
- Comete erros frequentes na leitura (omissões, substituições, inversões de fonemas – vogais e consoantes sonoras)
- A sua compreensão de texto é muito pobre.
- O seu quociente de inteligência (Q.I) é normal ou superior.
- Não apresenta perturbação sensorial.
SINTOMATOLOGIA ASSOCIADA:
- Apresenta um baixo rendimento na área da ortografia.
- Tem um rendimento baixo no cálculo matemático, especialmente na multiplicação.
- Apresenta movimentos involuntários associados, especialmente quando lê e escreve.
- Não gosta de ir à escola (fracassa nas avaliações parciais, não gosta do meio escolar, falta de motivação para a aprendizagem)
- Apresenta ansiedade e medo na hora de ler em voz alta.
- Apresenta erros frequentes na escrita (omissões, substituições, adições e inversões de letras)
FATORES DE PREDISPOSIÇÃO PARA A DISLEXIA:
- Apresenta problemas de lateralidade: esquerda – direita, acima – abaixo
- Os professores têm detectado mais ou menos rápidos as dificuldades de leitura do (a) aluno(a)
- Não há uma orientação pedagógica ou Psicopedagógico adequada, na escola, para a reeducação linguística do aluno.
- A sua aprendizagem de leitura e escrita foi precoce, isto é, verificou-se no período da educação infantil.
- O aluno tem apresentado alterações na fala (articulação de fonemas e palavras), baixo nível de vocabulário, pobreza de expressão oral e se comunica mais com gestos.
- O meio familiar é desfavorável à aprendizagem da leitura.
- Verificam-se dificuldades semelhantes em familiares.
- O seu esquema corporal não é adequado à sua idade.
- Apresenta dificuldades de concentração ou atenção durante as atividades escolares, na escola e em casa.
- Apresenta problemas de conduta escolar (indisciplinado, troca de escolas, escolaridade insuficiente)
DIFERENCIAIS IMPORTANTES:
- Não existe diagnóstico nem evidência médica de atraso mental.
- Não existe diagnóstico nem evidência médica de transtorno neurológico.
- Não existe diagnóstico nem evidência fonológica de problemas de audição.
- Não existe diagnóstico nem evidência médica de defeitos de visão.
CRITÉRIOS PARA UM DIAGNÓSTICO INFORMAL – Psicopedagógico
- Apresenta dificuldades em captar o sentido a partir da leitura de textos escolares.
- O rendimento na leitura é surpreendentemente menor do que o esperado, dada sua escolarização e o rendimento geral em outras áreas linguísticas e escolares.
Elaborado por Priscila Didone – Psicóloga CRP 06/103620 com base em leituras e na prática clínica.