Errar pode ter suas vantagens.

31/08/2014 09:50

Realmente temos que concordar que é muito difícil aceitar e admitir que erramos. Mas, se bem "aproveitado", o erro pode nos ensinar muitas coisas.

Um bom exemplo é falar. Fale! Falar sempre ajuda. Afinal, a base de todas as relações é a comunicação, assim, vale comunicar como estamos nos sentindo em determinada situação antes de cometer um erro ou até mesmo depois do pior ter acontecido.

Um "me desculpe, isso não vai acontecer de novo" também é muito bem vindo, desde que a pessoa que errou realmente se comprometa a não cometer o mesmo erro no futuro.

Você pode estar se perguntando: por que é tão difícil admitir um erro? Bom, o principal motivo é a falta de autoconhecimento. Em uma sociedade cujo objetivo parece ser viver em busca de aprovação e reconhecimento, fica difícil aceitar nossas falhas, afinal, as expectativas são muito altas! Porém, saber que erramos e refletir sobre nossa conduta é fundamental.

Às vezes, o erro se torna habitual na vida de algumas pessoas e isso não é nem um pouco saudável. Ninguém precisa ficar na defensiva o tempo inteiro, pois quando isso acontece, estamos a um passo de nos tornarmos rudes, intolerantes e o pior, manipuladores, tentando sempre contornar a situação de modo a culpar o outro e eximindo-nos assim, de nossas falhas.

Quando não percebemos nosso erro, não podemos aprender com ele. Logo, tendo a possibilidade de errar como inerente a qualquer ser humano, admitir que erramos nos permite refazer e recriar a nossa história, o que favorece nosso crescimento pessoal.

Além disso, aquele que erra e deseja tirar um aprendizado da situação, precisa contar com um ambiente positivo e acolhedor por parte das pessoas com quem convive. Afinal, julgar não ajudaria em nada àquele que errou.

Vale ressaltar que somente será capaz de acolher positivamente o erro de alguém quem estiver minimamente de bem com as suas próprias limitações e falhas.

Abaixo, veja alguns tipos de erro:

INOCENTE: a pessoa não sabe que errou e o faz querendo acertar. Normalmente, reage bem e agradece quem o alertou, afinal, crítica boa é construtiva.

EXPLOSIVO: é o tipo de erro que a pessoa não consegue impedir que aconteça. Nesses casos, as pessoas mais próximas já são menos tolerantes, principalmente porque sabem que a conduta daquele que errou não está certa. É preciso ficar atento, pensar antes de agir e cuidar de suas relações.

Em suma, notem que quando não estamos seguros de nós mesmos, saber através do outro que erramos pode trazer um sentimento de rejeição e até a sensação de perseguição. A parte boa nisso tudo é que certamente esse sentimento é somente seu e não condiz com a realidade.

Caso você tenha uma conduta errante e não consiga resolvê-la sozinho, busque ajuda especializada.

Sua existência e suas relações podem ser melhores do que isso.

Voltar

Contato

Priscila Didone - Psicóloga e Analista do Comportamento
Clínica Renova
Rua Anhanguera, 251 - Centro.
Birigui/SP
CEP: 16.200-067

(18) 3021-1062
(18) 99748-9885 - whatsapp

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode