Direitos Humanos: álcool e outras drogas.
21/02/2012 21:15
Em matéria da 1ª edição do Jornal PSI de 2012, foram divulgados dados da inspeção realizada em 68 instituições de internação para dependentes de álcool e outras drogas. Esta foi a 4ª inspeção que ocorreu em setembro de 2011 pela Comissão de Direitos Humanos do CFP. A ação foi abrangente: cobriu 24 estados brasileiros incluindo o Distrito Federal.
Durante as inspeções, foram identificados maus-tratos aos internos, ausência de projetos terapêuticos, entre outros problemas. Em SP, as inspeções em duas instituições revelaram humilhações e ofensas diárias, inclusive permanentes agressões e castigos físicos.
Segundo a conselheira do CRP SP, não é possível compreender como modelo de tratamento critérios que incluem total censura e ausência de ações voltadas à reinserção social e ao respeito à cidadania de seus usuários.
A preocupação é que estas instituições virem depósitos de pessoas e se tornem os antigos manicômios que tentamos com tanta dificuldade extinguir.
Contudo, a 4ª inspeção foi muito importante, pois além de evidenciar estes problemas, ainda contribuiu para colocar a psicologia brasileira em lugar de destaque na discussão deste tema.