Alerta sobre o Uso Excessivo de Álcool
29/01/2012 13:16
ALERTA SOBRE O USO ESCESSIVO DE ÁLCOOL
Uma tentativa de conscientização...
As bebidas alcoólicas e seus efeitos
Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool é considerado uma DROGA psicotrópica[1] que atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, além de ter grande potencial para desenvolver dependência.
O consumo inadequado do álcool é um importante problema de saúde pública, acarretando altos custos para a sociedade e envolvendo questões médicas, psicológicas, profissionais e familiares.
O álcool provoca efeito estimulante e, posteriormente, depressivo, que pode ser ampliado e provocar um estado de coma.
Bebendo com pouco risco
Zero dose: nenhum risco de ter problemas relacionados ao álcool.
Mulheres: até 07 doses por semana, não mais que 02 doses por vez.
Homens: até 14 doses por semana, não mais que 03 doses por vez.
O que é uma dose? 01 dose equivale a 12 gramas de álcool, ou seja:
- Vinho = 140 ml (12% de álcool)
- Destilados = 40 ml (40% de álcool)
- Cerveja = 350 ml (5% de álcool)
Se você realmente quer beber, vigie o quanto você bebe diária e semanalmente. Evite ficar intoxicado ou bêbado. Espere pelo menos 01 hora entre os drinques. Coma junto com a bebida. Não mate a sede com bebidas alcoólicas. Beba água, refrigerantes ou suco de fruta. Desenvolva uma prática adequada sobre o uso de bebidas alcoólicas onde quer que esteja.
Não beba se você:
- Tem problemas como doença hepática ou mental;
- Toma medicações como antibióticos, analgésicos, calmantes ou pílulas para dormir;
- Tem uma história pessoal ou familiar de problemas com bebida;
- Está grávida, tentando engravidar ou amamentando;
- Necessita estar alerta, vai praticar esportes, operar veículos ou trabalhar com equipamentos perigosos;
- É responsável pela segurança de outras pessoas.
Se você e seus amigos vão sair com a intenção de beber:
Antes de beber, escolha o motorista da turma. Nesse dia, ele não poderá ingerir bebidas alcoólicas. Isso evitará embaraços, multas, apreensão da habilitação e o mais importante: SALVARÁ VIDAS! Talvez a sua...
Curta as baladas, mas seja do bem e mantenha sua auto-estima!
Nunca deixe um amigo beber e dirigir. Pegue suas chaves, leve-o para casa, chame um táxi, ou faça o que for necessário, mas não o deixe dirigir! E se ele insistir, não vá com ele, vá com outra pessoa, de táxi, transporte público ou de outra maneira que encontrar, pois qualquer quantidade de álcool aumenta o risco de acidentes fatais.
Risco relativo de acidente fatal: Um copo de uísque, ou 03 garrafas de cerveja, para um homem de 70 kg, já é o suficiente para aumentar o seu risco de acidente fatal acima de 200 vezes!
ABUSO DE SUBSTÂNCIAS- Segundo o DSM-IV
Critérios para diagnóstico:
A. Um padrão mal-adaptativo de uso de substância levando a prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por um (ou mais) dos seguintes aspectos, ocorrendo dentro de um período de 12 meses:
(1) uso recorrente da substância resultando em um fracasso em cumprir obrigações importantes relativas a seu papel no trabalho, na escola ou em casa (por ex., repetidas ausências ou fraco desempenho ocupacional relacionados ao uso de substância; ausências, suspensões ou expulsões da escola relacionadas a substância; negligência dos filhos ou dos afazeres domésticos);
(2) uso recorrente da substância em situações nas quais isto representa perigo físico (por ex., dirigir um veículo ou operar uma máquina quando prejudicado pelo uso da substância);
(3) problemas legais recorrentes relacionados à substância (por ex., detenções por conduta desordeira relacionada à substância);
(4) uso continuado da substância, apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados pelos efeitos da substância (por ex., discussões com o cônjuge acerca das conseqüências da intoxicação, lutas corporais).
B. Os sintomas jamais satisfizeram os critérios para Dependência de Substância para esta classe de substância.
- Se você apresenta estes sintomas, procure um profissional.
Referências:
PROEX – Pró-reitoria da Extensão Universitária UNESP. Projeto de Saúde na Universidade.
ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. DSM-IV-TR – Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Trad. Cláudia Dornelles. 4ª Ed. Revisada. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Elaborado por Priscila Didone – Psicóloga – CRP 06/103620
[1] Droga Psicotrópica: substância medicamentosa que atua sobre o psiquismo, quer como calmante quer como estimulante.